domingo, 26 de fevereiro de 2012

APÓS A CIRURGIA O QUE DEVO FAZE??

APÓS A CIRURGIA O QUE DEVO FAZER????



O QUE FAZER EM CASA:


Quando você retornar para casa, você deverá estar andando por si só, porém, sem exagerar. Se você seguir estas orientações nas primeiras seis semanas, você não terá problemas para adaptação.
  • Banho de chuveiro pode ser tomado sem problemas após a cirurgia. Deixe para tomar banhos de banheira ou ir à piscina após a incisão estar já bem cicatrizada. A incisão cirúrgica deve ser lavada com água corrente e sabonete, e em seguida deve ser seca.
  • A faixa elástica deve ser usada a partir do primeiro momento que se levantar da cama - ou seja, no primeiro dia após a cirurgia - até pelo menos40 dias da cirurgia, durante todo o período que você estiver sentado(a) ou em pé (pode dormir sem faixa).
  • Andar o máximo possível sem ficar excessivamente cansado e aumentar a distância que você anda progressivamente a cada dia, em torno de 1 minuto por dia. Após 40 dias da cirurgia, deve ser possível andar 2 a 3 km por dia;
  • Se tiver carro poderá dirigi-lo assim que se sentir seguro e sem dor, após pelo menos 10 a 15 dias da cirurgia.
  • Procurar ver sempre a cor da urina. Se estiver muito amarela e concentrada, ingerir mais líquidos para evitar problemas renais.
  • Após pelo menos 20 dias da cirurgia, e com a incisão bem cicatrizada, massagem tipo drenagem linfática pode ser iniciada.
  • Lembre-se que a alimentação após a cirurgia é o passo de adaptação mais importante de todo o processo, e vai ser orientada única e exclusivamente pela equipe, portanto não deixe de visitar a nutricionista sempre que for solicitado.


O QUE VOCE NÃO DEVE FAZER



  • Subir escadas, somente quando for absolutamente necessário;
  • Levantar objetos, crianças pesadas, nos primeiros dia;
  • Voltar ao trabalho sem a orientação da nossa equipe
  • Ficar sentado ou deitado na mesma posição por longos períodos de tempo
  • Ficar sem beber água ou se alimentar


ACOMPANHAMENTO MÉDICO


Você deverá voltar ao consultório com uma freqüência estabelecida, até que o espaçamento das consultas aumente. E então você deverá ser visto pela equipe ao menos uma vez por ano pelo resto de sua vida. Para qualquer dúvida ou problema que tiver deverá comparecer ao consultório ou ao pronto-socorro a qualquer hora - e solicitar que sejam avisados os membros da nossa equipe médica. Serão solicitados vários exames em vários momentos após a cirurgia para controle do metabolismo e para comparação com os exames pré-operatórios.


A ALIMENTAÇÃO E A PERDA DE PESO


Ingerindo alimentos nos horários normais de refeição, a quantidade de alimentos ingeridos diariamente irá decrescer significativamente e a perda de peso ocorrerá gradualmente. Para obter maior sucesso você deverá escolher os alimentos e estabelecer um horário adequado para as refeições.
Muita receitas novas deve surgir na sua rotina para aproveitar melhor todas as qualidades dos alimentos sem perder de vista a saúde.E envie sua receita para que ela seja publicada neste site.
No primeiro mês a perda de peso deve estar próxima de 10% do peso total, e depois desacelera, até estabilizar após cerca de 18 meses.
Nesse período de equilíbrio, você poderá estar com o peso ainda um pouco acima do seu peso ideal. Entretanto, se você se esforçar fazendo exercícios diários, caminhadas e ginásticas, você poderá chegar mais próximo ideal. A média de perda de peso que ocorre é entre 35% e 40% do peso original antes da cirurgia, ou acima de 50% de perda do excesso de peso.
Para aqueles pacientes que ficam com excesso de pele após o emagrecimento, são recomendadas cirurgias plásticas, que serão realizadas após, pelo menos, 18 meses da cirurgia de obesidade, após avaliação da equipe d
e Cirurgia Bariátrica.

O QUE MUDA?



  • Queda de cabelo - pode ocorrer alguns meses após a cirurgia. É transitório e normalmente melhora espontaneamente, principalmente com alimentação adequada orientada pela nutricionista.
  • Volume da alimentação - você passará a se alimentar com um volume de comida muito menor. No começo pode haver uma certa dificuldade a se adaptar. Principalmente porque sua fome deve diminuir rapidamente, mas o hábito de comer pode ainda permanecer.
  • Atividades físicas - com menos peso você poderá praticar atividades físicas que antes não seriam possíveis, e isso ajuda muito na manutenção da saúde.
  • Riscos de doenças - Se você tem diabetes ou hipertensão arterial, a chance de essas doenças deixarem de existir é muito grande. O mesmo acontece com as outras doenças associadas à obesidade.Se você não tem, a chance de elas ocorrerem também diminui consideravelmente, a ponto de diminuir o risco de óbito após a cirurgia em até 15 vezes.
  • Contracepção – Nos dois primeiros anos após a cirurgia o anticoncepcional oral deve ser evitado como método anticoncepcional, porque a distribuição de hormônios fica muito comprometida e ele deixa de ser eficaz. Após a cirurgia o melhor método deve ser discutido com seu ginecologista, e pode incluir preservativos, DIU, entre outros.
  • Gravidez - não é proibido engravidar, mas como a cirurgia bariátrica traz deficiências de vitaminas e sais minerais, recomenda-se que a gestação ocorra após a perda de peso total, ou seja, após cerca de 18 meses, sempre com acompanhamento médico conjunto entre a equipe de cirurgia e seu obstetra. Se estiver planejando engravidar, entre em contato para que para que se possa adequar as vitaminas necessárias antes da gestação. Se a gravidez não foi planejada, avise assim que souber.
  • Para evitar problemas futuros, serão prescritas algumas medicações por um certo período após a cirurgia, e complementação com vitaminas pelo resto da vida.
  • Medicação habitual. É esperado que sua necessidade de medicações para diabetes e hipertensão diminua muito, ou até mesmo não exista após algumas semanas da cirurgia, mas quem vai decidir sobre isso é a equipe médica (em conjunto com seu médico pessoal, se for o caso). Portanto, não mude a dosagem das medicações sem avaliação médica.
  • Auto-estima - como você passará a ter um peso mais próximo do normal, todas as atividades poderão ser realizadas como qualquer outra pessoa. Você deve passar a se sentir mais agradável à vista das pessoas, e o relacionamento pessoal melhora, além de elevar a auto-estima.


GRUPO DE APOIO COM A DTRA. MARLI SOARES-PSICOLOGA


Todos os pacientes operados são convidados a participar das reuniões informativas periódicas com os profissionais da equipe e com os outros pacientes que estarão aguardando a realização da cirurgia. Assim, os pacientes que serão operados terão a importante oportunidade de conversar com outros já operados, e isso, será de grande benefício para todos. Estas reuniões são marcadas pela nossa equipe médica com freqüência definida.

SEU MOMENTO DE MUDAR!



Não é só a sua saúde que vai se beneficiar com a cirurgia... A sua auto-estima vai agradecer... E muito!Os pequenos prazeres que você não se permitia agora vão fazer parte definitiva de sua vida: passear, comprar roupas, caminhar ao ar livre, andar de bicicleta, nadar, correr, sorrir para a vida!A saúde física é muito importante, mas a saúde emocional também pode e deve ser mantida.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Reuniões e Palestras com a Dtra. Marli Soares







ANIVERSÁRIO DA Dtra. MARLI SOARES
26 DE NOVEMBRO DE 2011.

 
EU , Dtra.MARLI SOARES E ANA



EU ANTES DA CIRURGIA E MINHA AMIGA ANA COM 1 MES APÓS A CIRURGIA







25 DE FEVEREIRO 2012
























sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

SORRIA SEMPRE CRIE ASAS E VOEEE




 Encontrar ocasiões para rir qndo as coisas estão se quebrando ao seu redor não é sinal de cinismo ou de loucura.
Ao contrário, o humor ressuscita o espírito na sombra da adversidade, prestando um serviço difícil de ser igualado.
Para conseguir, distancie-se de pessoas rabugentas e mantenha-se em contato c aquelas q gostam de rir, até mesmo qndo surge um problema.

Assista a filmes divertidos, leia livros engraçados, alugue fitas de comédia, assista a seus programas divertidos favoritos na televisão. Qnto mais vc ri, mais fácil fica rir!

Se vc se concentrar nas coisas divertidas da vida, o q vc acha q ocupará a sua mente? Risada! esqueça os dias de condenação e simplesmente aproveite a vida!
(Alan Houel e Christian Godefroy no livro "Como Lidar com Pessoas Difíceis")






“Asas para que vos quero?”
Talvez para um vôo pelo mundo...
Quem sabe, para um mergulhar profundo...
Ou talvez para chegar até o mar.

Esses mares nunca antes navegados...
Esses mares, com lembranças do passado,
De frágeis naus, a lhe desafiar.

Asas, da imaginação do navegante,
Que pelo mar viu monstros horripilantes,
E se encantou com sereias a cantar.

Asas, que deram a Ulisses força de voltar,
Que a fúria de Poseidon sobreviveu,
Para realizar o objetivo, sonho seu,
De, para sua bela ítaca, retornar.

Assas, que tenho em meu viver,
Qual gaivota, e que me faz vencer,
Toda tormenta de nuvens,
Que possam, um dia, meu céu ameaçar.

“Asas, pra que vos quero?”
Vos quero...simplesmente...
Para poder voar...
(Moricell) 





 

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

PEGADAS NA AREIA JESUS ESTA AO SEU LADO



       PEGADAS NA AREIA


Um dia eu tive um sonho...
Sonhei que estava andando na praia
com o Senhor
e no céu passavam cenas de minha vida.
Para cada cena que passava,
percebi que eram deixados dois pares
de pegadas na areia:
um era meu e o outro do Senhor.
Quando a última cena da minha vida
passou diante de nós, olhei para trás,
para as pegadas na areia,
e notei que muitas vezes,
no caminho da minha vida,
havia apenas um par de pegadas na areia.
Notei também que isso aconteceu
nos momentos mais difíceis
e angustiantes da minha vida.
Isso aborreceu-me deveras
e perguntei então ao meu Senhor:
- Senhor, tu não me disseste que,
tendo eu resolvido te seguir,
tu andarias sempre comigo,
em todo o caminho?
Contudo, notei que durante
as maiores tribulações do meu viver,
havia apenas um par de pegadas na areia.
Não compreendo por que nas horas
em que eu mais necessitava de ti,
tu me deixaste sozinho.
O Senhor me respondeu:
- Meu querido filho.
Jamais te deixaria nas horas
de prova e de sofrimento.
Quando viste na areia,
apenas um par de pegadas,
eram as minhas.
Foi exatamente aí,
que te carreguei nos braços.



javascript:void(0)